A Grande Depressão de 1929 foi um período marcante na história dos Estados Unidos e do mundo, em que milhões de pessoas perderam empregos, casas e economias. A quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 24 de outubro de 1929 foi o evento que desencadeou esta grande crise, que durou até o final dos anos 30.

O cinema, que já havia se consolidado como um importante meio de comunicação de massa na época, retratou a crise em diversos filmes. Vamos analisar alguns deles:

1. O Grande Desfile (1925)

Embora tenha sido produzido antes da quebra da Bolsa de Valores, este é um filme sobre a Primeira Guerra Mundial que mostra a realidade pós-guerra, com a crise econômica e o desemprego. O personagem principal, interpretado por John Gilbert, é um veterano de guerra que não consegue emprego e se envolve com uma garota da vida fácil, em um ambiente de decadência moral e econômica.

2. Bolero (1934)

Este é um filme sobre a queda de uma família rica após a quebra da Bolsa de Valores. O personagem principal, interpretado por George Raft, é um investidor que perde tudo e passa a viver na pobreza, tentando reconstruir sua vida. O filme tem uma mensagem de esperança e de que é possível recomeçar, mesmo em tempos difíceis.

3. Terra dos Deuses (1932)

Este filme é uma adaptação do romance de Sinclair Lewis e mostra a realidade dos pequenos empresários e fazendeiros na Grande Depressão. O personagem principal, interpretado por Walter Huston, é um fazendeiro que perde tudo, mas continua lutando pela sua família e pela sua dignidade. O filme é um retrato fiel da época e foi indicado a seis Oscars.

4. Quando Paris Alucina (1952)

Embora tenha sido produzido mais de duas décadas após a quebra da Bolsa de Valores, este é um filme que retrata a crise através da história de dois amigos, um deles investidor, que perdem tudo em Wall Street. O filme tem um tom cômico e satírico, mas também mostra a realidade da época, com a desesperança e a incerteza do futuro.

Estes são apenas alguns exemplos de filmes que abordaram a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. O cinema, como meio de comunicação de massa, teve um papel importante em mostrar a realidade da época e as consequências da crise. E, ainda hoje, estes filmes servem como um registro histórico da Grande Depressão.